A importância do Fluxo de Caixa

Caixa, uma das palavras mais ouvidas no comércio, seja no sentido de abrir ou fechar. Pois bem, isso porque o caixa é justamente uma das partes mais importantes do comércio e qualquer distração ou erro pode gerar altos custos para a empresa.
 
Este é um recurso importante para qualquer empresa, desde MEIs e Startups até grandes empresas. Aliás, já ouviu falar da categoria Startup? Então aproveite e saiba mais!
 
Startup: um novo conceito empresarial!
 
O fluxo de caixa permite que o administrador saiba exatamente as entradas e saídas de dinheiro, além de datas das movimentações e possa assim, se programar financeiramente.
 
Mas afinal, o que é fluxo de caixa?
 
É um sistema de controle do gestor no qual são detalhados todos os valores da empresa: tudo o que sai ou entra, quais as datas e lançamentos, etc. Este controle pode ser feito diária, semanal ou mensalmente, a critério do gestor.
 
Ah, esta ferramenta também permite que o gestor planeje e programe outros gastos da empresa, já que o caixa detalha não só recebimentos mas também pagamentos, ambos de curto médio e longo prazo.
 
Veja algumas vantagens de manter o fluxo de caixa (diário, de preferência):
 
-Evitar dívidas e juros altos, já que você terá maior controle sobre os gastos e poderá evitar que seus gastos se tornem bolas de neve;
 
-Negociar prazos com clientes e fornecedores, podendo assim receber ou pagar com maiores intervalos sem prejudicar nenhuma das partes;
 
-Controlar seus valores e planejar, caso necessário, possíveis empréstimos.
 
Lembrando que no fluxo deverão constar, em sua totalidade, os recebimentos e pagamentos diários/semanais/mensais (inclusive valores parcelados).
 
Ou seja, o fluxo de caixa auxilia muito o gestor. Mas sabe outro detalhe que também é de suma importância? A correta emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFe).
 
Mas qual a relação entre caixa e NFe?
 
O caixa registra tudo o que sai e entra da empresa e a NFe comprova tais movimentações, ou seja, é um documento gerado à partir da compra ou venda de um serviço/produto.
 
Se você ainda não está familiarizado com a emissão de Nota fiscal eletrônica, temos uma matéria pra te ajudar:
 
A emissão de Nota Fiscal Eletrônica vai mudar. Você está preparado?
 
banner-jvinfo
 
Agora você conhece mais uma ferramenta do mundo empresarial!
 
VOLTAR