Entenda mais sobre o Benchmarking

As pequenas empresas têm ganhado espaço no mercado, já que apostam em grandes ideias com menor investimento e assim, (espera-se) um bom retorno financeiro. Sendo assim, a concorrência também aumenta e é isso que vamos entender hoje!
 
Benchmarking: o que é isso?
 
Como comentamos anteriormente, a concorrência no mercado está cada vez maior e para isso, é preciso se diferenciar para chamar a atenção do público. O conceito de benchmarking está associado à gestão com base na concorrência, quando uma empresa observa seu ambiente e melhora suas práticas para obter maiores resultados.
 
Ou seja, a intenção aqui não é simplesmente “copiar o vizinho”, mas sim buscar diferenciais para o seu negócio e assim, se destacar em meio à concorrência.
 
Agora vem o mais legal: essa técnica pode ser usada inclusive para empresas que não tenham concorrência direta! Isso porque a técnica visa a melhoria e o diferencial, como já falamos, então sua empresa sempre estará um passo à frente pela qualidade de serviço / produto.
 
E já que estamos falando de empresas, aproveite para saber mais sobre MEI:
 
MEI: a emissão de Nota Fiscal Eletrônica é obrigatória?
 
Existe mais de um tipo de Benchmarking?
 
Sim, pra tanta concorrência são necessários alguns tipos dessa estratégia. Veja abaixo:
 
Competitivo
 
Aqui o ponto principal é observar os concorrentes mesmo, a forma clássica. Você deve observar o que faz com que seu concorrente tenha mais sucesso, sejam as ações de marketing ou até mesmo a inovação da empresa.
 
E falando em concocrrência, veja este post sobre Startups, empresas que estão ganhando o mercado:
 
Startup: um novo conceito empresarial!
 
Funcional
 
Já neste tipo, o que importa é o processo do trabalho, como as coisas são feitas. Ah, e vale para concorrentes não diretos também, como empresas líderes de outros segmentos.
 
Ou seja, é prestar atenção na produção para assim, qualificar o seu processo.
 
Interno
 
O importante aqui é buscar inovação na forma de realizar antigas tarefas: ou seja, é aprimorar aquilo com que você já trabalha.
 
Detalhe importante: você observa a sua própria empresa! Se você tem alguma filial, vale reparar nela também.
 
Cooperativo
 
Essa é uma das maneiras mais interessantes: o conhecimento é compartilhado. Você escolhe as informações que deseja passar e assim, compartilha com outras empresas e vice-versa.
 
banner-jvinfo
 
Agora você já conhece mais uma ferramenta utilizada no mundo dos negócios. Aproveite para aprimorar seus serviços e produtos!
 
VOLTAR