Alteração de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Você já deve ter passado por alguma situação em que algum dado da nota fiscal eletrônica ficou incorreto. Com isso, vem uma dúvida quase que instantânea: é possível alterar uma NF-e já lançada/enviada?
 
De acordo com a própria SEFAZ- Secretaria de Estado de Fazenda, a NF-e já autorizada pelo respectivo órgão não pode ser alterada, pois perde sua validade (assinatura digital).
 
Vale lembrar aqui que para emitir nota fiscal eletrônica é necessário estar credenciado ao SEFAZ. Quer saber como? Veja abaixo:
 
Credenciais para emissão de Nota Fiscal Eletrônica
 
E o que eu posso fazer?
 
Já que o documento não pode ser cancelado, existem outras alternativas:
 
*Cancelar
 
Com algumas condições, a NF-e pode ser cancelada. Para isso, é preciso gerar um arquivo XML e aguardar que tal ação seja autorizada pela SEFAZ.
 
Ah, e existe um layout específico para pedido de cancelamento, disponível no manual de Integração do Contribuinte.
 
*Documento complementar
 
Também contando com algumas condições, é possível emitir um documento "extra", como uma NF-e complementar ou NF-e de ajuste.
 
Você conhece os outros tipos de notas ficais eletrônicas? Saiba mais aqui:
 
Existe mais de um tipo de Nota Fiscal Eletrônica?
 
*Carta de Correção Eletrônica
 
É uma carta que o emissor envia para a SEFAZ pedindo alteração de campos espefícos da NF-e (ou seja, não o documento inteiro).
 
Esta modalidade ainda não foi implantada (CC-e) em totalidade pelo país, então, é possível enviá-la por meio de carta em papel (de acordo com o ajuste Sinief 01/07).
 
banner-jvinfo
 
VOLTAR